Campus Avançado Pedro Afonso recebe treinamento de brigadistas

Publicado: Quinta, 08 de Junho de 2017, 17h11 | Última atualização em Quinta, 08 de Junho de 2017, 17h11 | Acessos: 38
A dinâmica do curso envolveu grande participação da comunidade

por Mayana Matos
Publicado: 06/06/2017 09h00

Foi realizado nos dias 29 e 30 de maio, no Campus Avançado Pedro Afonso, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), o treinamento de brigadistas com o propósito de resguardar vidas, o patrimônio e diminuir danos ao meio ambiente. A iniciativa foi promovida com o intuito de proporcionar aos servidores, colaboradores dos serviços terceirizados e alunos os conhecimentos básicos sobre prevenção; isolamento e extinção de princípios de incêndio; abandono de local com sinistro; técnicas de primeiros socorros e ainda a formação da equipe de brigadista da unidade.

O treinamento foi conduzido por Tiara Cunha, enfermeira do trabalho da Reitoria do IFTO e Luiz Adriano Silva, engenheiro em segurança do trabalho da Reitoria. Segundo o engenheiro, “a existência de servidores capacitados no tema de brigada de emergência é importante pois a sua atuação pode prevenir a ocorrência de danos materiais ou sequelas para a vítima. Trata-se de um treinamento básico para a atuação em princípio de incêndio. É imprescindível dizer que a prevenção é um procedimento necessário e que deve ser buscado por todos. Em Pedro Afonso não há quartel de corpo de bombeiros, razão para reforçar a necessidade dessa capacitação para os servidores”, afirmou.

Tiara Cunha ressaltou a relevância da ação para a comunidade acadêmica. "É de suma importância o treinamento de primeiros socorros na instituição, pois as pessoas adquirem conhecimentos básicos que podem aliviar sofrimentos, evitar complicações futuras e até salvar vidas”, declarou.