Campus Avançado Pedro Afonso capacita mulheres em unidade prisional

Publicado: Terça, 07 de Junho de 2016, 10h25 | Última atualização em Terça, 07 de Junho de 2016, 10h25 | Acessos: 414

O Campus Avançado Pedro Afonso, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), encerrou no final do mês de maio, o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Gramática, Interpretação e Produção de Textos. O curso teve duração de quatro meses e foi ofertado às reeducandas da  Unidade Prisional Feminina de Pedro Afonso.

De acordo com a professora Angela Viana, que ministrou o curso, a participação das reeducandas  se deu de forma interativa. “Sabe-se que o encarceramento priva as pessoas da convivência social. No entanto, ao perder sua liberdade, o ser humano não perde seus direitos à educação. Isso porque é assegurado à pessoa em condições carcerárias que a assistência educacional compreenderá a instrução escolar e a formação profissional do preso e do internado. Dessa forma, a educação prisional contribui para a formação e a libertação do ser humano como processo de ressocialização para a população carcerária”, ressaltou.

A chefe da Unidade Prisional Feminina de Pedro Afonso, Layane Francisco da Cruz, agradeceu a parceria com o campus e enfatizou a importância da iniciativa junto às mulheres presas. “Defendo que não é possível ressocializar a pessoa privada de liberdade, sem o investimento na educação e no trabalho. É necessário que o reeducando ou a reeducanda compreenda que é através dos processos de ensino, de aprendizagem e de produção de conhecimentos centrados no bem comum, que aprendemos a cuidar de nós mesmos e do próximo, assim como, que aprendemos a ser mais humanos e, sobretudo, a construir um mundo melhor para todos e não apenas para alguns”, disse.

A capacitação possibilitou aprimorar e construir novos conhecimentos acerca do uso da língua portuguesa, no que se refere aos campos da compreensão, interpretação e produção de textos orais e/ou escritos.

Coordenação de Comunicação e Eventos