Dia do Meio Ambiente: Campus Avançado Pedro Afonso promove ações de conscientização sobre lixo eletrônico

Publicado: Terça, 07 de Junho de 2016, 10h22 | Última atualização em Terça, 07 de Junho de 2016, 10h26 | Acessos: 441

O Campus Avançado Pedro Afonso, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), colocou em prática nesta segunda-feira, 6, o projeto de extensão “Lixo Eletrônico e Sustentabilidade Tecnológica” em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no último dia 5 de junho. A semana alusiva à data segue até o dia 10 e contará com palestras de conscientização sobre o descarte correto de pilhas e baterias usadas, apresentação de vídeo e depósito de caixas de coleta de lixo eletrônico nas unidades parceiras.

O projeto será executado nesta semana e seguirá de forma constante com o andamento das ações em escolas e prefeitura municipal. “É de grande importância ensinar a nossos alunos o mal que o lixo eletrônico pode proporcionar ao meio ambiente e aos seres vivos. Assim, ver nossos alunos estudando sobre este assunto, ver como estão dedicados em proporcionar este conhecimento à comunidade, é gratificante”, explicou o professor Anderson Luiz, responsável pelo projeto. Segundo o professor, a iniciativa surgiu em uma das disciplinas do primeiro módulo do Curso Técnico em Informática.

Para o professor Ciro Ferreira, responsável pela supervisão e acompanhamento do projeto, a proposta visa a conscientização por parte da população local acerca da correta destinação do lixo eletrônico. “Uma vez que é um dos lixos eletrônicos que mais atinge a população mundial através da contaminação dos lençóis freáticos e rios próximos às cidades. Esse tipo de lixo (pilha e bateria) podem ser encontrados em qualquer parte, desde controles remotos de TVs até celulares de última geração. Após o uso dessas pilhas e baterias as pessoas não tem tanta opção senão descartar junto ao lixo comum da cozinha ou do banheiro, por exemplo” afirmou.

Os idealizadores do projeto almejam que a ideia seja aplicada nos demais campi do IFTO em parceria com outros professores e alunos, “para podermos conscientizar um maior número de pessoas no Estado do Tocantins”, enfatizou Ciro.

Coordenação de Comunicação e Eventos